Eu realmente preciso de um blog dinâmico?

Eu me associei ao Wordpress.com em janeiro de 2007, ano provável da criação do meu primeiro blog, em que eu escrevia principalmente sobre Software Livre .

Com o passar dos anos, percebi que gastava um tempo e recurso precioso com coisas que podiam ser feitas de forma muito mais simples e gratuita. Comecei a pesquisar sobre plataformas estáticas para blog e encontrei o Hugo . Há uma vasta documentação sobre como instalar e usar. Com a questão da plataforma estava resolvida, faltava decidir onde eu iria hospedar. A resposta eu encontrei ali mesmo, vendo que era possível hospedar o Hugo nas Github Pages . Eu não vou escrever aqui sobre os procedimentos de Instalação e configuração do Hugo, uso do Github e do Github Pages, pois basta seguir a documentação oficial e ser feliz.

Agora eu precisava migrar o conteúdo do Wordpress para o formato do Hugo. A forma mais rápida que encontrei de fazer isso foi usando o WordPress to Hugo Exporter , um plugin para Wordpress. Ai foi só baixar todo o conteúdo em um pacote zip, descompactá-lo e ir colocando os posts no diretório content/posts.

Tem uma dica AQUI para que um link abra sempre em uma nova aba ou janela. Crie um diretório layouts/_default/_markup/render-link.html e coloque o seguinte conteúdo nele.

    <a href="{{ .Destination | safeURL }}"{{ with .Title}} title="{{ . }}"{{ end }}{{ if strings.HasPrefix .Destination "http" }} target="_blank"{{ end }}>
    {{ .Text }}
    </a>