Seguem algumas dicas do Fabio Alexandre Spanhol, para aprendizado de Python.

Acho que você poderia começando com o livro “Python para Desenvolvedores”, do Luiz Eduardo Borges. Em português é um dos melhores materiais, principalmente para quem já sabe programar. Tem uma pegada bastante prática, está na segunda edição e é licenciado sob Creative Commons, disponível gratuitamente. Recomendo. [0] A edição 3 parece-me que só impressa, editada pela Novatec.

Quanto a IDE você pode começar com o próprio interpretador na shell (ou o IDLE, se instalar a versão windows do python automaticamente será instalado, no GNU/Linux precisa instalar a parte. Só uso para preparar slides ou em treinamentos).

Depois de familiarizado com os conceitos básicos da linguagen, deve levar poucas horas, você pode partir para uma IDE. Conforme sugeri, um IDE leve seria o Ninja [1], mas existe uma infinidade de outros, alguns abertos outros pagos. O próprio Eclipse pode se usado, se você preferir. Por um tempo, profissionalmente, usei o Wing. Ultimamente, no meu laptop para atividades mais científicos digamos assim estou usando mais o Ipython e o Sublime + extensões como editor principal. As vezes uso o vim (customizado) também.

Já em [2] e [3] as páginas wiki da comunidade python do Brasil. Em [4] tem o livro “Aprenda a Programar”, do Luciano Ramalho (usando python é claro). Já em [5] tem a tradução que eu ajudei a fazer da obra “How to think a computer scientist”, do Jeffrey Elkner. Foi o Luciano Ramalho que inciou o projeto da tradução e atualmente é o Francisco Souza que está mantendo.

Quanto a desenvolvimento web, a escolha vai recair sobre algum framework. Sem conhecer as especificidades dos requisitos da sua aplicação, talvez Django [6] [7] seja uma boa pedida, mas existem diversos outros. O livro do Osvaldo Santana e do Thiago Galesi, publicado pela Novatec [8] é um bom ponto de partida. Recentemente o Osvaldo liberou os vídeos do curso dele [9].

Mais leve e divertida, também sugiro a obra do Marinho Brandão, “Aprendendo Django no Planeta Terra” [10], outra licenciada sob Creative Commons.

Para desenvolvimnto de GUI desktop você precisa escolher uma API que tenha binding para Python: wxWidgets [11] e wxPython [12], QT e pyQt [13], GTK e pyGTK [14], etc. Dependendo de qual API você escolha tem vários IDEs para “desenhar” as interfaces: Glade [15], Boa Constructor [16], QTCreator [17] e por aí vai.

E finalmente, tem algum material meu [18] que utilizo em palestras, minicursos e tutoriais.

Qualquer coisa estou por aqui.

Abraços e bem vindo ao Python!

  1. http://ark4n.wordpress.com/python/
  2. http://ninja-ide.org/
  3. http://www.python.org.br/wiki/InicieSe
  4. http://www.python.org.br/wiki/AprendaMais
  5. http://turing.com.br/material/appy/index.html
  6. http://py.franciscosouza.net/index.html
  7. https://www.djangoproject.com/
  8. http://www.djangobrasil.org/
  9. http://novatec.com.br/livros/pythonedjango/
  10. http://j.mp/tubepydjango
  11. http://www.aprendendodjango.com/
  12. http://www.wxwidgets.org/
  13. http://wxpython.org/
  14. http://www.riverbankcomputing.co.uk/software/pyqt/intro
  15. http://zetcode.com/gui/pygtk/
  16. http://glade.gnome.org/
  17. http://boa-constructor.sourceforge.net/
  18. http://qt.digia.com/product/developer-tools/
  19. http://www.slideshare.net/<em>photon</em>